segunda-feira, 23 de abril de 2007

"Contemplar é pensar". Salvador Dalí



Contemplar é pensar?
O contemplar não pode ser justamente o não-pensar?
É o momento em que o pulsar dos pensamentos se acalma e o ouvir é pleno. Em que nos tornamos apenas receptores, aprendizes da existência, sem nenhuma crítica.

Fim de tarde, na beira de um rio, um ser, estático, fita uma árvore majestosa com inúmeras folhas verdes, amareladas pelo sol quase que horizontal. Uma sensação estranha percorre seu corpo, uma agulhada suave e indolor atrás de sua mente adormece todas as suas idéias, os seus pensamentos.
As formas orgânicas dos galhos e tronco e o entrelace das raízes aparentes, junto às sombras e aos sons amenos vindo das brisas esfiapadas entre as folhas, se comportavam aos sentidos daquele humano como uma entidade divina. Sua devoção àquele momento era completa. O sentir não lhe deixava dúvidas.
O momento solene, de identificação interna com o externo, de enxergar aquela árvore como um espelho de suas ligações nervosas, uma verdade revelada, trás para si um estado de perplexidade. Após tantos anos de vida, como não havia antes percebido toda esta grandiosidade? – Pensa o ser, com um sorriso satisfeito vindo da graça da descoberta óbvia e profunda ao mesmo tempo. -
Um silêncio interno acompanhado de um conforto sensível preenchem o interior daquele indivíduo. Após tantos anos de buscas através de livros, de outros, de filosofias e religiões, foi através de uma simples árvore que seu encontro com Deus se fez.